Black Media Skate

Social Skate segue transformando a vida de crianças e jovens em Poá/SP

Foto: Heverton Ribeiro

A ONG social skate fundada pelo skatista Sandro Testinha e a pedagoga Leila Viera celebrou a inauguração do projeto “Skate é bom, com educação é ótimo”, que iniciou em novembro, buscando estimular o estudo nas escolas e a prática do skate para crianças a partir de 6 anos em Calmon Viana. Leila aponta que o principal objetivo da ONG é transformar a vida de crianças e adolescentes e utilizar o skate como ferramenta para inclusão e transformação social.

Foto: Heverton Ribeiro

Para participar do projeto as crianças precisam confirmar sua frequência na sala de aula, e as aulas de skate funcionam como uma troca pelo esforço escolar. Além de torcerem pela evolução no skate, os professores da ONG também acompanham a vida letiva dos estudantes.

Foto: Heverton Ribeiro

A Social Skate atua desde 2011 em uma área de vulnerabilidade social e foi pioneira no terceiro setor com o uso do skate. Além de projetos com educação e skate, a ONG ainda promove conscientização socioambiental e alimentação saudável com o projeto de horta, empoderamento através de aulas de dança para mulheres e construção de um time de profissionais que representa e propaga os valores da Social Skate.

Foto: Heverton Ribeiro

Coletividade é um dos grandes guias da ONG, que agrega todos que querem fazer parte. “Todo mundo que ama skate e gosta de sentir o ventinho no rosto é bem vindo aqui em nossa casa”, completa Leila Viera. Além de quem participa dos programas da Social Skate, Sandro Testinha afirma que tem lugar para todos, seja quem visita a quadra para andar de skate com as crianças, como voluntário ou comprando produtos que revertem a verba para os projetos.

Foto: Heverton Ribeiro

A verba para execução do projeto vem da lei de incentivo ao esporte através de empresas como Itaú, EDP, Nike e Centauro, que acreditam no trabalho feito pelos skatistas. A execução do projeto atual vai até 2023. Até lá, será ensinado para as crianças seus direitos e deveres, incentivando a cidadania, dedicação, ética e respeito durante as aulas.

Sair da versão mobile