Black Media Skate

Batel

BATEL

Batel é o bairro vitrine de uma cidade modelo. É a região nobre que representa o topo social de uma capital. A cidade de Curitiba é referência mundial de mobilidade, limpeza e planejamento urbano. Em 2013, uma obra planejada na sua principal avenida ganhou um final fora dos planos. Pensada pra quem nunca bota o pé nas ruas, foi tomada por quem faz da rua sua vida. A reforma deu à cidade 1 km de calçada feita de mármore e uma sequência de bancos de madeira. Para os cidadãos da elite, um luxo digno da avenida mais badalada da cidade. Para os skatistas, um respiro no meio de uma cidade formada por calçadas de pedra esburacada. Assim, a rua e seus protagonistas davam vida ao pico mais cabreiro da cidade.

Seu chão liso virou ponte para trazer skatistas de bairros distantes, cidades diversas e até mesmo de outros países. Hoje, Batel é sinônimo de sessão de skate, diversão e vivências. Da breve resistência dos moradores, comerciantes e polícia, o skate passou por cima. Tacando pra longe mais uma das milhares de pedras no caminho que o movimento enfrenta no país, que tanto exporta talento pro mundo e pouco valoriza seu próprio solo. Desse chão tão comum ao redor do mundo, floresceu mais uma frente do skate nacional. Uma frente espinhosa que faz valer cada trick talhada, suada e voltada. O bairro que era feito pra “gringo ver” virou pico para o skate ser visto. Visto aqui, no Brasil e no mundo.

O vídeo BATEL foi produzido a partir da ideia de explorar ao máximo a visão do skatista e sua capacidade de redefinir o espaço urbano ao seu redor. Cada segundo é fruto das infinitas possibilidades que a reforma da avenida nos proporciona até hoje.

Discurso e manifesto por PEDRO EILERT

Idealizado, dirigido e editado por WELLINGTON ZILOTTI

Filmado por WELLINGTON ZILOTTI

Imagens adicionais  por FELIPE ESPÍNDOLA, MARIO KREB, GIULIO SERTORI, THIAGO COSTA, KAUAN CAROLESKI, DIEGO DE SOUZA, GABRIEL FRANCO e BRUNO DECKER Skatistas: MURILO FELICIANO, TIAGO DO ROCIO, WELLINGTON ZILOTTI, MARIO KREB, BRUNO MOREIRA , RENATO SOUZA, KAUAN CAROLESKI, GUILHERME “TRAKINAS”, BRUNO DISSENHA, THIAGO COSTA, HENRIQUE ALVES, DIEGO DE SOUZA, BARBARA DISSENHA, LUIZ GAIDA, FELIPE NUNES, JOAQUIM COSTA, GABRIEL LEANDRO, HENDRIK SANTOS, MURILO MARQUES, IGOR QUINTILHANO, WILSON CHAVES, OSVALDO JUNIOR, EDERSON DUARTE e JHONATAN FERREIRA Discurso e manifesto por PEDRO EILERT

Finalização de áudio LUCAS ROMERO Grafismo e Design FRED FREIRE

Música por PARTEUM, TIM MAIA e FILIPE RET.

Sair da versão mobile