Na linguagem popular, a expressão “aos 45 do segundo tempo” indica a proximidade do fim do tempo, ou até mesmo da passagem pelo plano material. Também pode indicar o momento de uma incrível virada que leva à conquista, ao renascimento.
No skate vivido nas ruas, não existe tempo regulamentar, horário pra começar ou terminar a sessão. Nas ruas, os “45” podem ser representados pelo segurança do “pico”, pela falta de luz no local, entre outras dificuldades. Na “partida” das ruas, o skatista está no time de quem as habita, e tem a torcida das pessoas em situação de rua; às vezes, as únicas testemunhas da conclusão de uma manobra. Nas partidas das ruas, comemoramos e sofremos com nosso time.
Além de tudo isso, os tais 45 podem ser a idade. Tem quem ache que já fez muito ao chegar aos 45, ou que não é possível fazer muita coisa a partir daí. Aí entram os skatistas. Quando tem skatista na jogada, os padrões podem ser deixados de lado. Cristiano “Nego Bala” chega aos 45 anos de idade como um bom vinho e com a mesma energia de quando era novinho, socializando com as ruas, picos e seres humanos que encontra por onde passa. Com seu skate e carisma, “Nego Bala” traz tudo isso em sua nova vídeo parte, e prova que os tais 45 não significam o fim, e sim mais um ciclo completo. Bem diferente da canção dos Racionais, que fala sobre Dimas: “Aos 45 do segundo arrependido”.
Cristiano “Nego Bala” segue convicto aos 45 do segundo tempo.